data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Hospital Universitário (Divulgação)
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está novamente habilitado para realizar coletas de plaquetas na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT). A autorização foi concedida pela Vigilância Sanitária. Agora, a instituição passa a fazer também a coleta de plaquetas e não apenas a transfusão do material, usado no tratamento de câncer. O alvará foi expedido no dia 9 de março.
O Husm agora conta com duas máquinas para fazer a separação do sangue, podendo atender duas pessoas de forma simultânea. O processo dura em torno de 1h30min e são agendados quatro doadores por dia. A coleta é feita por aférese.
MPF cobra efetividade dos serviços no Hospital Regional
- A máquina separa o sangue, retira as plaquetas e devolve os glóbulos vermelhos ao doador. Em uma doação de sangue normal, de cada bolsa coletada teremos uma unidade de plaqueta e o doador só poderá fazer nova doação em 60 dias. Por aférese, conseguimos coletar 16 unidades de plaquetas e após 15 dias, o doador poderá doar novamente - afirma Zanoni Segala, chefe da Unidade de Hemoterapia do Husm.
Atual campeão, Soldiers atropela Bulldogs na estreia do Campeonato Gaúcho
Após a coleta, a plaqueta tem validade de cinco dias. Para ser doador, a pessoa interessada, que atenda os critérios de doação, deve ligar para (55) 3213-1794 e agendar a data e horário para doação. Ao chegar na Unidade de Hemoterapia, ela deverá apresentar um documento com foto e fazer o cadastro. Logo após, irá passar por triagem hematológica, onde irá verificar a pressão arterial, a temperatura corporal e coletar uma amostra de sangue, que será analisada no laboratório do próprio Husm. Após o resultado - em poucos minutos - se estiver tudo de acordo, ela irá passar para triagem clínica. Se a médica der o aval, a pessoa segue para a coleta.
O contato para agendamento e informações também pode ser realizado pelo WhatsApp (55) 99166-9302.
*com informações da assessoria de imprensa do Hospital Universitário